CONTROLAR O SERVIDOR OU O SERVIÇO?

Quem paga o salário do servidor público é o contribuinte. E qual a expectativa do contribuinte em relação ao serviço público?

Se fosse para apostar, eu apostaria que se perguntarmos por aí o que o cidadão espera do serviço público, ele responderia que quer eficiência, qualidade e celeridade. Ele quer chegar ao Posto de Saúde e encontrar o atendimento que ele precisa em um tempo razoável. Ele quer poder ir à Justiça e obter uma solução para sua dor em dias ou meses e não em anos ou décadas. Ele quer poder transitar por ruas bem feitas. Ele quer poder caminhar por sua cidade em qualquer horário e dia sem medo. Ele quer ter segurança de que seu dinheiro não está sendo desviado para bolsos particulares. Pouco importa se para ter esses serviços o servidor está na repartição por 6, 8 ou 10 horas. O que ele quer é sentir o retorno de seu suado dinheiro.

Então, quando vemos uma preocupação do gestor voltada totalmente para o controle do servidor e não do serviço, vemos que as aspirações do contribuinte estão em dissonância com as do gestor.

A realidade atual é que a Administração Pública ainda gasta milhões em catracas, softwares, sistemas, burocracias e gente para controlar o servidor, por onde ele anda e quanto tempo ele fica em qual lugar. A gestão de pessoas é dedicada quase que integralmente neste controle, pouco se importando com o serviço prestado. Para a Administração Pública parece irrelevante saber se o contribuinte está sendo mal atendido, ou se sequer está sendo atendido.

Mas o fato é que o contribuinte não quer nem saber se o servidor é ou não controlado. O que ele quer é resultado. E resultado não se tem com controle do servidor, mas com controle do serviço. Controlar o serviço é exigir produtividade, entrega de resultado, seja lá onde, por que meios ou formas ele acontece.

Felizmente isso começa a mudar. A regulamentação do trabalho remoto se alastra pelo país, numa clara sinalização de que a Administração Pública, finalmente, começa a se preocupar com o controle do serviço público e não do servidor.




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